Trabalho remoto pode se tornar o “novo normal”, o que fazer?

Sua empresa está se adaptando ao trabalho remoto?

A tecnologia é um componente relevante para a continuidade do negócio, mas é preciso estar atento para que seu uso não exponha a empresa a vazamentos involuntários de dados e invasões da rede interna, entre outros riscos.

Após a crise, algumas práticas adotadas para a manutenção das operações podem ser mantidas (“novo normal”): como reuniões e trabalhos remotos, e outras podem ser aprimoradas, como no incentivo à robotização de processos manuais.

  • A empresa precisa avaliar sua prontidão para disponibilizar infraestrutura tecnológica (conexões, equipamentos e acessos) para atender à demanda por trabalhos remotos.
  • A companhia precisa definir regras e organizar o uso de infraestrutura dos colaboradores para a continuidade dos negócios (Bring Your Own Device).
  • É essencial adotar tecnologias que viabilizem a manutenção do relacionamento e das interações com os clientes de forma remota.
  • A empresa deve atualizar procedimentos, normas e políticas relacionadas à coleta, processamento, transmissão e armazenamento de informações dentro e fora da rede corporativa.
  • Aumentar a comunicação e o volume de treinamentos sobre ciber segurança. Tome cuidados especiais com engenharia social, como no caso de phishing (aplicativos falsos ou e-mails maliciosos que podem roubar dados e credenciais).
  • Realizar a revisão dos protocolos de Segurança da Informação e da capacidade das ferramentas de proteção de dados, considerando o aumento do tráfego de dados em ambientes não-convencionais.
  • Os líderes precisam ter atenção redobrada ao tratamento de dados pessoais. Apesar da prorrogação da LGPD, o Ministério Público já vem atuando de forma rígida com penalidades. Então é importante a adequação o quanto antes.
  • Sua empresa precisa realizar adaptações do suporte de TI para atender ao aumento da demanda por informações e dos pedidos de ajuda com trabalhos remotos.
  • A corporação também precisa adaptar e ajustar os recursos do seu Security Operation Center (SOC).
  • A empresa deve identificar atividades manuais essenciais que possam ser automatizadas, além de aumentar a comunicação e os treinamentos sobre as ferramentas utilizadas para trabalho remoto, buscando elevar a produtividade.

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